A importância da visita semanal o Santíssimo

” Receber a Eucaristia significa colocar-se em atitude de adoração em relação àquele que recebemos.” (Bento XVI – Sacramentum Caritatis, 66).
Uma das práticas religiosas importantes para o crescimento no amor e união a Jesus é a visita ao Santíssimo Sacramento. Muitos já não sentem necessidade deste encontro, ou não são capazes de entender a sua importância. São João Maria Vinney, o Cura d. Ars, explicava a adoração de um modo muito simples: ” Quando estamos diante do Santíssimo Sacramento, ao invés de olharmos ao nosso redor, fechamos os olhos e a boca; abrimos o coração; o nosso bom Deus abrirá o seu; nós iremos a Ele. Ele virá a nós, um pede e o outro recebe, será como a respiração que passa de um para o outro.” Em outras palavras, mergulhamos no infinito amor jorrando do Sacrário ou do Ostensório exposto no altar.
A visita semanal ao Santíssimo dá a quem a pratica com o coração, o testemunho do valor da Eucaristia em sua vida. É necessário jamais perder de vista a centralidade da celebração, onde somos convocados pelo Senhor a participar da mesa da Palavra e do Pão da vida(Eucaristia) – a santa missa , e de um modo especial a dominical.. Aí somos alimentados pelo próprio Jesus, que fala conosco (Palavra), e se dá em alimento e remédio (Eucaristia). “O encontro com Jesus na Santa Missa realiza-se verdadeira e plenamente quando a comunidade é capaz de reconhecer que no Sacramento Ele habita a sua casa, nos espera, nos convida à sua mesa e depois, quando a assembleia se dissolve, permanece conosco, com a sua presença discreta e silenciosa, e acompanha-nos com a sua intercessão, continuando a receber os nossos sacrifícios espirituais e a oferecê-los ao Pai.” (Bento XVI).
A missa é lugar onde experimentamos a força das palavras de Jo 13,1: “como amasse os seus que estavam no mundo, até o extremo os amou.” Quando o nosso coração é inundado por este amor infinito, recebido na santa missa, sentimos atração para voltar a Ele, agradecendo pelo privilégio tê-lo recebido na santa comunhão (tal experiência vale para quem, pelos motivos mais diferentes, faz somente a comunhão espiritual).
Ajuda-nos a entender a necessidade da adoração eucarística o exemplo de Marta e Maria (Lc 10,38-42). Marta representa todo cristão empenhado no compromisso de trabalhar pelo Senhor. E sem dúvida o seu comportamento revela um grande afeto. Porém, Marta ainda procura merecer o amor do Senhor por meio das obras que realiza para Ele. E assim não tem tempo para estar na presença do Senhor. Já Maria tem no coração o propósito de não perder a presença do Senhor. Marta confia ainda nas suas capacidades para realizar seus trabalhos. Maria se abandona na presença de Deus para ser um instrumento nas mãos de Deus, para aprender a amar como Jesus. Deste modo, Maria é o modelo dos cristãos que trabalham pelo Reino de Deus, movidos pela graça recebida na Eucaristia do altar, e que se prolonga na adoração eucarística. Estes se comprometem por inteiro com a vida e missão Daquele que adoram. A adoração ao Santíssimo se torna o caminho para crescer na prática interior de estar na presença do Senhor, experimentada na Eucaristia. Quem adora em Espírito e verdade não fica de braços cruzados diante da ordem dada pelo Senhor “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”(Mc 16,15).
É no estar junto do Senhor, na adoração, que ganhamos e não perdemos tempo para fazer da nossa vida a continuação da presença de Deus no mundo. O que devemos fazer? O primeiro passo é pedir a ajuda de Deus para ser fiel a uma vista semanal ao Santíssimo. Entremos na Igreja, coloquemo-nos diante do sacrário, façamos um exercício simples de olhar para Ele, tendo a certeza de que Ele esta olhando para nós. Este tempo de silêncio, sem a preocupação das palavras, olhando para Ele e Ele olhando para nós, nos faz experimentar a certeza da presença de Jesus que não se cansa de nos esperar. Do sacrário ou do Santíssimo exposto jorra a presença do Senhor. Existem diversos livros para a visita ao Santíssimo. Por exemplo, você tem um livro de minha autoria Visitemos Jesus Sacramentado. O importante é fazer destes instrumentos para elevar o coração a Jesus. Mas o importante é aprender a estar na presença Dele, fazendo deste gesto um ato semanal de compromisso de amor.
E, por fim, é necessário jamais perder de vista a finalidade da visita ao Santíssimo Sacramento. Qual é? A adoração eucarística deve nos tornar homens e mulheres mais capazes de manter a presença de Jesus no coração, vivendo como seres transformados pelo amor de Deus, isto é, capazes de refletir aquilo que cremos por meio de palavras e atitudes.
Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me
Paixão de Cristo, confortai-me.
Oh! bom Jesus, ouvi-me.
Dentro dos vossas chagas, escondei-me
Não permitais, que eu me separe de vós.
Do espírito maligno, defendei-me.
No hora da minha morte, chamai-me.
E mandai-me ir, para Vós.
Para que com os vossos santos, vos louve.
Por todos os séculos dos séculos. Amém.

Postar Comentário

CAPTCHA security code