Ceia do Senhor - Quinta-feira 24/03/2016

Anúncio do Evangelho (Jo 13,1-15)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.
Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”.Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”.Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”.
Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”.
Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão
Antes de sair do Egito o povo judeu faz a celebração da ceia, imolando um cordeiro, ungindo com seu sangue os umbrais de suas casas, para se livrarem da morte, comendo pão sem fermento e ervas amargas. Comem de pé, na pressa de deixarem para trás a sociedade injusta que os oprimia, enchendo suas vidas de amargura (1ª. Leitura: Ex 12,1-8.11-14).
Jesus é o verdadeiro Cordeiro de Deus que realiza a verdadeira libertação do mal e da morte para vida plena do mundo. A Eucaristia é a recordação, na fé, do mistério de sua morte e ressurreição, que realiza nossa comunhão com Cristo e os irmãos, para construção do Reino de Deus - Reino de vida e salvação (2ª. Leitura: 1Cor 11,23-26).
O gesto do Lava-pés (Evangelho: Jo 13,1-15) é o grande ensinamento de que a construção do Reino de Deus está no servir. Jesus veio servir e dar sua vida para que todos tenham vida. Sua morte na cruz é a expressão mais viva do amor: “Tendo amado os seus, amou-os até o fim”. Ele, nosso Senhor e Mestre, deu-nos o exemplo, para que assim como ele fez, façamos nós também.

Postar Comentário

CAPTCHA security code