Início da Novena de São Sebastião

Hoje tem inicio da Novena de São Sebastião às 19h na Matriz Senhor Bom Jesus no bairro do Mirante em Mogi Mirim.

 

 

1º DIA DA NOVENA EM LOUVOR A SÃO SEBASTIÃO

SEBASTIÃO PROCURA A VERDADE

Canto inicial
Acolhida Em nome do Pai...
Animador – Sejamos todos bem-vindos a esta celebração em louvor a São Sebastião, Nestes dias, a figura deste mártir nos ajudará a rezar e refletir.
Todos – São Sebastião, radiante luzeiro de justiça e caridade, rogai por nós!

Oração inicial
São Sebastião, nosso protetor e exemplo de fé inabalável, intercedei a Deus por nós para que sejamos capazes de testemunhar a verdade como autênticos cristãos.
Intrépido soldado de Cristo, cuja profissão de fé foi demonstrada não somente com palavras, mas com o heroísmo do martírio; ajudai-nos a viver com determinação a fé cristã assumida no nosso Batismo.
Fiel imitador dos apóstolos, que a tudo renunciastes para ganhar a Cristo, ajudai-nos a renunciar ao mal para que contigo possamos alcançar a glória do céu.
Amém.

A VIDA DE SÃO SEBASTIÃO
Animador – A Igreja nascente estava passando por terríveis e sangrentas perseguições. O sangue dos cristãos banhava as arenas e fecundava o chão, fazendo germinar novos mártires.

Leitor 1 – Os cristãos ensinavam que há um só Deus, Criador de tudo o que existe. Esta doutrina entrava em choque com a religião do império romano que adorava muitos deuses ou ídolos.

Leitor 2 – Por isso os seguidores de Cristo estavam sendo perseguidos e presos. O nome cristão devia ser abolido do império romano. Quem não renegasse sua fé, era submetido às torturas mais desumanas.

Comentário
Animador – Nessa confusão de ídolos, muitos se interrogavam: De onde viemos? Para onde vamos caminhando? Quem fez o mundo? Quem colocou na terra a semente da vida? Onde está a verdade?

Leitor 1 – Também o jovem Sebastião via-se embaralhado. Com o auxílio da sua piedosa mãe, as dúvidas foram se dissipando e a verdade começou a brilhar.

Leitor 2 – Era na Escritura e no ensinamento dos Apóstolos que ela buscava a resposta para todas as perguntas do filho:

Leitor 1 – No livro do Gênesis se lia: “No Princípio Deus criou o céu e a terra” (Gn 1,1). Mais adiante: “E Deus criou o homem à sua imagem...” (Gn 1,27).

Leitor 2 - Uma resposta provocava outra pergunta: Se tudo vem de Deus, de onde vem a doença, a maldade, o ódio, a pobreza, a guerra, a violência e a própria morte?

Leitor 1 – Deus fez tudo bem feito. Mas veio a serpente inimiga e semeou a discórdia (Gn 3,1ss). Foi assim que o mal entrou no mundo.

Leitor 2 – Deus, que é nosso Criador e Pai, teve compaixão de seus filhos e resolveu salvar o que estava perdido.
Leitor 1 – Como um Pai se compadece dos filhos, assim o Senhor se compadeceu dos que o temem (Sl 103,13). Como fez?

Leitor 2 – Formou um povo e revelou-lhe a ideia de um Deus único, a quem se deve adorar sobre todas as coisas.

Leitor 1 – Não terás outros deuses diante da minha face (Ex 20,3).

Leitor 2 – Do meio deste povo escolhido e preparado, deveria surgir o Libertador.

Todos – “Mandai o orvalho dos céus, e que as nuvens chovam o justo” – suplicavam os profetas. E esse dia tão suspirado estava alvorecendo.

Preces:
Leitor 1 – Pai, dá-nos a tua mão! Guia-nos através da escuridão que nos envolve.
Todos – Senhor, indica-nos o caminho certo, porque a noite está escura e nós estamos longe de casa.

Leitor 2 – Tu nos levarás pela mão, mesmo por entre pedras e precipícios, montanhas e desertos, até aparecer a luz do dia...
Todos – Senhor, indica-nos o caminho certo, porque a noite está escura e estamos longe de casa.

Leitor 1 – Antigamente não pedíamos para nos conduzires. Por isso erramos tanto...
Todos – Senhor, indica-nos o caminho certo, porque a noite está escura e estamos longe de casa.

Gesto concreto
Animador – Deus nos ama e nos convida a amar os irmãos. Vamos comprometer-nos com um gesto concreto quando voltarmos em casa: fazer um favor a alguém.

Animador – Vamos agora rezar a São Sebastião, pedindo sua proteção e sua intercessão pelas nossas necessidades.

Oração final 
Glorioso mártir São Sebastião, nosso valoroso defensor, advogado contra as epidemias, a fome e as guerras, vós que derramastes vosso sangue e destes vossa vida em testemunho da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, alcançai-nos do mesmo Senhor, força para lutarmos contra todo mal e toda violência, que nos afastam da paz e do amor.
Protegei-nos com vossa poderosa intercessão e livrai-nos de toda epidemia corporal, moral e espiritual.
A vós recorremos cheios de confiança, depositando em vossas mãos as nossas intenções e alcançai-nos a graça que mais necessitamos. 
(Instante de silêncio para formular o pedido).
Rogai por nós junto ao trono do Altíssimo para que um dia possamos, com todos os santos, louvar eternamente a Trindade Santa.
Amém!

1 Pai Nosso 1 Ave Maria
Canto final

Postar Comentário

CAPTCHA security code