Capela Senhor Bom Jesus (1900)

Paróquia Senhor Bom Jesus - 03 de março de 1965

Um Cruzeiro aonde os viajantes que iam para o sul de Minas pela estrada velha de Itapira, paravam para fazer suas orações pedindo proteção na viagem. Assim começa os primeiros vestígios do que seria a Capela Senhor Bom Jesus do Mirante. Nos relatos do jornal “A Comarca” em 4 de setembro de 1900 consta o pedido de João Simões Camargo e Henrique Patrício da Luz, à população para ajudarem com materiais de construção. E no dia 18 de novembro de 1900, considerada a data da fundação da Capela. A capela conhecida pelos mais antigos do bairro do Mirante com formato de Cruz, teve inicio em 1 de junho 1901.

A primeira Festa em louvor ao Senhor Bom Jesus aconteceu em agosto de 1925 com a chegada de uma imagem vinda de Bom Jesus da Pirapora. Em 1953 acontece a primeira reforma da Capelinha. Foi Dom Paulo de Tárcio Campos quem criou a Paróquia a pedido do Padre Carlos Menegazi, na época Pároco da Matriz São José. No dia 03 de março de 1965 é decretada a criação da Paróquia que teve como primeiro Pároco Frei Luiz dos Reis Pacheco.

Na data de 28 de abril de 1965 é assinado um contrato entre a Arquidiocese de Campinas e a Terceira Ordem Regular de São Francisco para administração da Paróquia Senhor Bom Jesus. No dia 31 de Julho de 1965 é inaugurada a reforma da Matriz Sr. Bom Jesus pelo então Pároco Frei Luiz com solene missa e participação geral da comunidade. No dia 28 de novembro de 1968 para seguir em missão na cidade de Guajará Mirim (MT) Frei Luiz deixa a Paróquia Sr. Bom Jesus.

No dia 07 de outubro de 1968, Dom Antonio Maria Alves de Siqueira nomeou Frei Antonio Alves da Costa como segundo Pároco desta Paróquia. Vendo que a Igreja se tornara insuficiente para atendimento dos fiéis, Frei Antonio inicia no ano de1980 aampliação da Igreja nos moldes que ela se encontra hoje. No período que foi Pároco Frei Antonio adquiriu e construiu a Capela Nossa Senhora Aparecida no bairro Vila Dias, a Capela de Santo Antonio no Parque do Estado II no ano de 1991 e terrenos no Parque das Laranjeiras.

No dia 01 de fevereiro de 2003 Frei Antonio deixa a Paróquia Sr. Bom Jesus, onde em missa solene Dom Francisco José Zugliani nomeia o terceiro Pároco Frei Jair Roberto Pasquali. Neste mesmo ano inicia-se algumas reformas como a da escadaria da Matriz Sr. Bom Jesus e das salas de catequese. No ano de 2005 inicia-se a construção do Salão Comunitário no Parque das Laranjeiras, após um ano de obras, se inaugura no dia 23 de setembro de2006 aCapela de Santo Expedito, nome este escolhido pela comunidade.

No dia 06 de março de 2005 iniciam-se os trabalhos para construção da Igreja de Nossa Senhora Aparecida no bairro Vila Dias. Em 25 de agosto de 2008 iniciou-se a construção da Capelinha do Santíssimo e a reforma do Presbitério na Matriz Senhor Bom Jesus do Mirante. No dia 18 de março de 2009 inicia-se a reforma da fachada e cobertura das escadas da Matriz Senhor Bom Jesus. Como esta Paróquia acompanha as necessidades de seus fiéis, na data de 13 de maio de 2009 é adquirido um terreno de 842m² no bairro Linda Chaib para a construção de salas de catequese e uma Igreja em louvor ao Divino Espírito Santo. Após reunião capitular da Terceira Ordem Regular Franciscana realizada no Santuário Nossa Senhora de Fátima em São Paulo, a Paróquia Senhor Bom Jesus recebe o nomeação de seu quarto Pároco Frei Rogério de Souza Correia que assume suas funções em missa festiva no dia 02 de fevereiro de 2011.

Mas com a criação de duas novas Paróquias em Mogi Mirim Dom Pedro Carlos Cipolini, Bispo Diocesano de Amparo, pede a ajuda de Frei Rogério para preparar as comunidades pertencentes à Paróquia Senhor Bom Jesus para um novo desafio. A criação de mais uma Paróquia em Mogi Mirim nas edificações da Capela de Nossa Senhora Aparecida. No dia 06 de janeiro de 2013 em visita oficial, Dom Pedro Carlos apresenta a população de Mogi Mirim o administrador Paroquial da quase Paróquia Imaculada Conceição Aparecida no bairro Vila Dias. Pe. José Veríssimo Simbinelli assume a quase Paróquia Imaculada Conceição Aparecida e as comunidades Santo Expedito no Parque das Laranjeiras, o bairro Linda Chaib onde consta o terreno da comunidade Divino Espírito Santo e a Comunidade São Pedro no assentamento 12 de outubro no Horto Vergel. Com esta divisão a demarcação dos limites da quase paróquia é a Rodovia SP 147 até a via férrea que divide os bairros do mirante coma vila Dias. A partir do ano de 2013 a Paróquia Senhor Bom Jesus fica somente com a Comunidade de Santo Antonio no jardim Mirim-Guaçu na divisa de Mogi Mirim com Mogi Guaçu.

Links úteis

Diocese de Amparo: www.diocesedeamparo.org.br

ONG - Arthur Amorin: www.arthuramorim.org.br