Casa de Retiro Monte Alverne

A Casa de Retiro Monte Alverne recebeu este nome pois foi no Monte Alverne, situado na província de Arezzo, na Itália, que São Francisco de Assis recebeu estigmas, segundo a tradição católica. A história conta que o monte e a área em torno dele foram oferecidos para que São Francisco criasse um local de retiro e de oração.

Em Mogi Mirim, a Casa de Retiro Monte Alverne, conta com um grande gamado, que proporciona já para quem entra uma paz interior imensa. O prédio conta com 30 dormitórios; alguns dos quartos possuem vista para um bosque repleto de grandes árvores. Os dormitórios contam com beliches, uma mesa e guarda-roupas. No espaço também temos uma capela, uma sala de reunião, banheiros comunitários e um refeitório. São espaços simples, mas cuidados com muito carinho, limpos e organizados, perfeitos para quem quer se conectar com Deus.

“Aqui era um noviciado de frades nos anos 50. Com o tempo o prédio foi se deteriorando e chegou a ficar abandonado. Em 2000, quanto eu estava aqui na cidade, tomei a iniciativa e fizemos um lugar de oração, uma casa de espiritualidade”, conta o frei Afonso Siscari, diretor responsável pelo Monte Alverne. De lá para cá, muitas pessoas se hospedaram no local, sempre em grupos de orações. Os finais de semana são os dias de maior movimento e os dormitórios costumam ficar cheios, em sua maioria, com pessoas de fora da cidade. Sempre há a visita de moradores de São Paulo, Campinas e de Amparo, até por conta das poucas opções de casas de retiro que a região oferece. De acordo com frei Afonso, o local deverá ser ampliado. “A cozinha e o refeitório que temos hoje irão para um outro local. Assim, conseguiremos fazer mais quartos onde temos o auditório atualmente”, comenta. A implantação de banheiros em cada quarto, também é um sonho, para oferecer mais conforto aos hóspedes.

Projetos de divulgação:

· Para escolas – podemos disponibilizar o espaço para atividades lúdicas, acampamentos, dentre outras atrações;
· Empresas – a estrutura pode ser utilizada para encontros de vendas, lançamento de produtos, realização de palestras e cursos.
· Paróquias, Igrejas – por ser um local muito acolhedor, área verde, e o silêncio, o local é ideal para retiros.

Como funciona?

Para se hospedar na Casa de Retiro Monte Alverne, é preciso estar em grupos, que normalmente são formados em igrejas e paróquias. Um responsável faz a intermediação dos hóspedes com a Casa de Retiro. Cobramos um valor pelo período para as despesas com manutenção e limpeza. Ressaltamos que toda a organização do evento é realizada pela equipe que alugar o espaço. Não dispomos de estrutura para organizar os eventos como almoços, palestras etc.

Contato:

Reservas podem ser feitas por:
telefone (19) 3806-8168
email: casamontealvene@gmail.com
Local: Rua Conde Álvares Penteado, 435, no bairro do Mirante, Mogi Mirim/SP.
Ponto de referência: ao lado do Seminário Nossa Senhora de Fátima.