SS. ZACARIAS E ISABEL, PAIS DE S. JOÃO BATISTA

23 junho 2023
Categoria
Santo do Dia
Comentários  0

“No tempo de Herodes, rei da Judeia, havia um sacerdote chamado Zacarias, que pertencia à classe sacerdotal de Abias; Isabel, sua mulher, também era descendente de Arão. Ambos eram justos aos olhos de Deus, obedecendo, de modo irrepreensível, todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Mas, eles não tinham filhos, porque Isabel era estéril e ambos tinham idade avançada” (Lc 1, 5-7).

Hoje, a Liturgia celebra a festa de um casal de Santos, o primeiro, depois de Maria e José, do qual falam as Escrituras. O Evangelho de Lucas começa, exatamente, com a história destes dois esposos, que eram justos diante de Deus, fiéis e observantes. Porém, tinham um espinho no coração por não poder conceber um filho. Naquela época, a esterilidade também era uma causa de marginalização.

Mutismo, entre sinal e castigo

A história de Zacarias e Isabel ensina-nos que jamais devemos perder a esperança, porque “nada é impossível para Deus”.
Zacarias era um sacerdote da oitava classe, ou seja, a de Abias, uma das 24 estabelecidas por Davi, que regulamentavam os turnos semanais de serviço no Templo. Casou-se com Isabel, que também era descendente de uma família sacerdotal, e se estabeleceu em Ain Karin. Seu matrimônio não foi agraciado pelo nascimento de um filho, sobretudo, em um tempo em que a esterilidade era motivo de marginalização. No entanto, a união do casal era sólida: ambos se amavam e viviam uma vida de retidão.
Certo dia, enquanto Zacarias estava no Templo, recebeu a visita do arcanjo Gabriel, que lhe preanunciava a gravidez da sua esposa. No entanto, embora fosse um homem piedoso, pediu, ao mensageiro de Deus, uma prova. Por isso, ele ficou mudo até o oitavo dia do nascimento do filho, quando a criança devia ser circuncidada: a sua língua se soltou para confirmar que o nome dele seria João.

Um casal tocado pela Graça

Se um amor for verdadeiro, desenvolve-se e produz frutos com o tempo: a semente torna-se uma grande árvore! Por isso, o evangelista Lucas inicia a sua narração, falando deste casal tocado pela Graça procriadora de Deus. Desta forma, quis demonstrar que o Senhor faz maravilhas na vida de quem confia Nele, que sabe esperar e aguarda o tempo da sua intervenção.
Estes dois grandes Santos ensinam-nos também que um coração, que realmente ama, experimenta o poder do Senhor, não baseado em seus próprios projetos, mas na Sua vontade, que sempre é soberana e na qual devemos confiar com fé incondicional.

Traziam no ventre a história da salvação

Logo, o papel de Isabel, contra toda e qualquer previsão, era ser a mãe daquele que estava destinado a preparar o caminho de Jesus: João Batista. Isabel sentia, dentro de si, esta graça, como ainda a vida, que crescia em seu ventre: esta vida exultou, dentro dela, pela visita inesperada da sua prima Maria. A Virgem também havia recebido o anúncio do Anjo, ao qual disse sim, imediatamente, porque, do mesmo modo, estava cheia de graça. Eis o encontro de duas mulheres, que traziam no ventre a história da salvação.

“Benedictus”

Quando Zacarias voltou a falar, com o nascimento de seu filho João, pronunciava palavras de louvores a Deus: o “Benedictus”, também conhecido como Cântico de Zacarias, com o qual agradecia a Deus pelo acontecimento prodigioso: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu seu povo; fez nascer por nós um poderoso Salvador, na casa de Davi, seu servo, como havia anunciado pela boca de seus Santos e profetas, desde o início dos tempos…”.
Após essas palavras de Zacarias e Isabel, não foi dito mais nada nos Evangelhos. De fato, não havia necessidade de dizer mais nada para quem sabia que, o verdadeiro sentido da vida consiste em viver de misericórdia!

SS. Zacarias e Isabel, pais de S. João Batista – Informações sobre o Santo do dia – Vatican News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *